segunda-feira, 29 de julho de 2013

† As Últimas Horas do Papa no Rio de Janeiro e da Jornada Mundial da Juventude neste Domingo


Papa exortou os Voluntários a se rebelar contra a cultura do provisório

2013-07-28 Rádio Vaticana

Rio de Janeiro (RV) –   Na tarde deste domingo, por volta das 17h30min, antes de seguir para o Aeroporto do Galeão, o Papa Francisco encontrou os voluntários da Jornada Mundial da Juventude no Centro de Congressos ‘Rio Centro’. Foram cerca de 15 mil voluntários que trabalharam por dois anos na preparação da JMJ Rio 2013. Um encontro de forte emoção e alegria, em que os jovens gritava: "esta é a juventude do Papa".

Francisco dirigiu-se aos jovens, dizendo que não podia regressar a Roma “sem antes agradecer, de modo pessoal e afetuoso a cada um, pelo trabalho e dedicação com que acompanharam, ajudaram, serviram aos milhares de jovens peregrinos e pelos inúmeros pequenos detalhes que fizeram desta Jornada Mundial da Juventude uma experiência inesquecível de fé”. O Papa observou que, com os sorrisos de cada um, com a gentileza, com a disponibilidade ao serviço, “vocês provaram que "há maior alegria em dar do que em receber”.


O Papa disse que este trabalho de preparar o caminho para que outros possam encontrar Jesus - como fez João Batista -, “é o serviço mais bonito que se pode realizar como discípulo” e acrescentou: “sejam sempre generosos com Deus e com os demais. Não se perde nada; ao contrário, é grande a riqueza da vida que se recebe”

Após o Papa falou sobre o chamado e a resposta às diferentes vocações. Quando falou sobre aqueles que são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do matrimônio:

“Há quem diga que hoje o casamento está “fora de moda”; na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã”.

Então o Papa pediu aos jovens, para que sejam revolucionários, que andem contra a corrente: sim, nisto peço que se rebelem:

"que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes!”

A seguir o Papa falou sobre a vocação ao sacerdócio, a que alguns são chamados a se doar ao Senhor de modo mais total, “para amar a todos com o coração do Bom Pastor”. “A outros – continuou - chama para servir os demais na vida religiosa: nos mosteiros, dedicando-se à oração pelo bem do mundo, nos vários setores do apostolado, gastando-se por todos, especialmente pelos mais necessitados”.

Nesse ponto, Francisco contou aos jovens que nunca se esquecerá do dia 21 de setembro, quando tinha 17 anos, quando após passar pela igreja de San José de Flores para se confessar, sentiu pela primeira vez que Deus o chamava. “Não tenham medo daquilo que Deus lhes pede – disse o Papa. Vale a pena dizer “sim” a Deus. N’Ele está a alegria”!


Àqueles jovens que talvez ainda não vejam com clareza o que fazer de sua vida, o Santo Padre aconselhou “a pedir isto ao Senhor, que Ele fará entender o caminho”, como fez o jovem Samuel, “que ouviu dentro de si a voz insistente do Senhor que o chamava, e não entendia, não sabia o que dizer, mas, com a ajuda do sacerdote Eli, no final respondeu àquela voz: Senhor, fala eu escuto. Peçam vocês também a Jesus: Senhor, o que quereis que eu faça, que caminho devo seguir?”.

Ao concluir, o Papa agradeceu novamente a todos os voluntários, às pastorais, novas comunidades e movimentos que colocaram seus membros à disposição, exortando-os a não esquecerem “tudo o que fizeram nestes dias, tudo o que viveram aqui”. E acrescentou: “Podem contar sempre com minhas orações, e sei que posso contar com as orações de vocês”.
Ao final, todos rezaram juntos uma Ave Maria. (JE)

Papa Francisco encontrou Comitê do CELAM: "é na capacidade de servir que se mostra e exercita a autoridade"

Cidade do Vaticano (RV) -  O Papa Francisco encontrou-se por volta das 16 horas deste domingo com o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latinoamericano – CELAM. O encontro, realizado após o almoço do Papa e sua comitiva, realizou-se no Auditório do Centro de Estudos do Sumaré.


O Presidente do CELAM, Arcebispo de Tlalnepantla, México, Dom Carlos Aguiar Retes saudou o Santo Padre, que logo após proferiu o seu discurso. Após uma breve introdução, o Santo Padre evidenciou quatro características peculiares da V Conferência de Aparecida. “São as quatro colunas do desenvolvimento de Aparecida e que lhe dão originalidade”: o ‘início sem um documento’ de partida, mas cujo trabalho inicial consistiu em colocar em comum as preocupações dos Pastores diante das mudanças de época e a necessidade de recuperar a vida discipular e missionária; o ‘ambiente de oração com o Povo de Deus’; o ‘Documento que se prolonga em compromisso, com a Missão Continental’ e a ‘presença de Nossa Senhora, Mãe da América’.

A seguir o Papa refletiu sobre a Missão Continental projetada em duas dimensões: programática e pragmática. Quer uma quer outra, “exige gerar a consciência de uma Igreja que se organiza para servir a todos os batizados e homens de boa-vontade”. O Papa propôs então, seis perguntas como guias para examinar o estado das dioceses no espírito de Aparecida, “perguntas que convém que nos façamos frequentemente como exame de consciência”.
Ainda dentro da ‘Dimensão Continental’, o Papa coloca sua reflexão sobre ‘o Diálogo com o mundo atual’. “Os cenários e aerópagos são os mais variados” e “se nos mantivermos somente nos parâmetros da ‘cultura de sempre’, com uma cultura rural de base, o resultado terminará anulando a força do Espírito Santo. Deus está em todas as partes: é necessário saber descubri-lo para poder anunciá-lo no idioma desta cultura; e cada realidade, cada idioma, tem um ritmo diverso”.


Outro ponto do discurso trata de ‘algumas tentações contra o discipulado missionário’, como a ideologização da mensagem evangélica - que envolveria o reducinismo socializante, a ideologização psicológica, a proposta gnóstica e a proposta pelagiana -, o funcionalismo e o clericalismo.Após, o discurso segue abordando algumas pautas eclesiológicas, subdivididas em 4 itens.

Ao concluir, Francisco agradece ‘a paciência’ e pede que seja levada a sério “nossa vocação de servidores do santo Povo de Deus, porque nisto se exercita e se mostra a autoridade: na capacidade de serviço”.
Após o encontro, o Papa Francisco seguiu em helicóptero para o Rio Centro, para encontrar os voluntários da JMJ. (JE)

Parto com saudades! As recordações tornar-se-ão oração. Tenho imensa esperança nos jovens: Papa, ao despedir-se do Brasil


O avião que transporta o Papa Francisco deve aterrar às 11.30 no aeroporto de Ciampino, em Roma, no regresso da sua viagem de uma semana ao Brasil, para participar na JMJ do Rio.
Como primeiro balanço de uma viagem tão intensa e comovente para todos os que a acompanharam, ouçamos o nosso correspondente Silvonei José:
Foram cheias de humanidade e verdadeira amizade as palavras pronunciadas pelo Papa no aeroporto:

"Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas – estou certo – tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha. Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantas jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana. Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados. Também disso começo a sentir saudades."
Agradecendo às autoridades, aos voluntários e a todos os que contribuiram para o êxitodesta JMJ, o Santo Padre concluiu dirigindo-se diretamente aos jovens: 


"Que Deus recompense a todos, como só Ele sabe fazer! Neste clima de gratidão e saudades, penso nos jovens, protagonistas desse grande encontro: Deus lhes abençoe por tão belo testemunho de participação viva, profunda e alegre nestes dias! Muitos de vocês vieram como discípulos nesta peregrinação; não tenho dúvida de que todos agora partem como missionários. A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho. Foi Ele que viemos buscar nestes dias, porque Ele nos buscou primeiro, Ele nos faz arder o coração para anunciar a Boa Nova nas grandes metrópoles e nos pequenos povoados, no campo e em todos os locais deste nosso vasto mundo. Continuarei a nutrir uma esperança imensa nos jovens do Brasil e do mundo inteiro: através deles, Cristo está preparando uma nova primavera em todo o mundo."



FONTE: NEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...