quinta-feira, 20 de março de 2014

Dom Orani celebra missa por canonização do beato José de Anchieta


O beato José de Anchieta será canonizado pelo Papa Francisco no dia 2 de abril por meio de um decreto. Para celebrar a canonização, o arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta, presidirá uma missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no dia 2 de abril, às 18 horas.

O Papa Francisco celebrará ainda uma missa em ação de graças pela canonização do 'apóstolo do Brasil' no dia 24 de abril na igreja romana dos jesuítas, 'Chiesa del Gesù'. ascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), o beato foi um religioso.

O jovem jesuíta desembarcou em solo brasileiro em julho de 1553, onde fundou junto com o padre Manoel da Nóbrega um colégio em Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Assim como Anchieta, Papa Francisco é membro da Companhia de Jesus, ordem fundada por Inácio de Loyola.

A beatificação de Anchieta foi feita por João Paulo II em 1980. O Papa Francisco também vai assinar decretos de canonização de dois beatos franceses que promoveram a evangelização no Canadá: François de Montmorency-Laval e Maria da Encarnação Guyart.
O arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno, durante entrevista nos estúdios da Rádio Vaticano.


“José de Anchieta deixou marcas profundas no início da colonização do Brasil, como também na sua evangelização. Eu creio que ele merece ser cultuado por toda a Igreja”, disse.

Dom Raymundo esteve com o Papa esses dias para falar sobre o beato José de Anchieta. Segundo ele, a canonização será feita de forma equipolente, ou seja, uma cerimônia mais simples, menos solene e que consiste na assinatura de um decreto pelo próprio Papa Francisco, em que ele declara santo o beato José de Anchieta.

A canonização será comemorada com uma missa celebrada pelo Papa Francisco e com a presença de bispos e representantes do povo canadense e do Brasil. Isso porque, segundo Dom Damasceno, a canonização de padre José de Anchieta será feita junto com outros dois beatos canadenses importantes para a história da Igreja no Canadá.

FONTE: SITE ARQURIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...