quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Credo

Existem controvérsias de como teria se originado o Credo Apostólico, bem como também o Credo Niceno, mas ambos em seu conteúdo diferem. Segundo a tradição antiga católica, o Credo Apostólico teria sido elaborado pelos doze discípulos de Jesus Cristo, após sua ascensão aos céus. Judas Iscariotes, o traidor, havia se enforcado por remorso, e depois dos eventos que se sucederam a crucificação de Jesus, quarenta dias depois o Cristo ascendia para ficar ao lado direito do Pai. Como consta ainda na tradição canônica, Jesus encarregou o pescador Simon Ben-Jonas, cujo nome lhe dera como Pedro (a rocha) de cuidar do comando do discipulado e se tornar o líder dos demais, onde todos os discípulos haveriam de sair e pregar o evangelho a todas as nações, conforme reza as Sacras Escrituras.


Por uma votação (ou sorteio, não se sabe com clareza), o lugar do Iscariotes foi ocupado por Matias, apóstolo que menos se sabe a respeito. Teria sido ele um dos cerca de setenta discípulos enviados por Jesus a diversas cidades, consoante o relato citado nos evangelhos e, assim, estava preparado para difundir o A Boa Nova (Daí deriva a palavra “Evangelho”). Com isso, e com o advento da descida do Espírito Santo, conforme narra as escrituras, Pedro, já o líder, teria proposto aos apóstolos uma fórmula que condensasse a fé em Cristo. Foi ai que teria nascido o CREDO APOSTÓLICO.


Cada apóstolo teria dado um artigo do credo. Daí se segue cada artigo, e respectivamente, seu autor, no latim original:


PEDRO:


In Deum Patrem omnipotentem creaturem coeli et terrae.


ANDRÉ :


Et Jesum Chistum Filium eius unicum Dominum Nostrum.
TIAGO


Qi conceptus est de Spiritu Sancto, natux ex Maria Virgine.
JOÃO


Passus sub Pontio Pilato, crucifixus. Morituus et sepultus


FILIPE


Descendi ad inferna et terlia die, resurreci a mortuis


BARTOLOMEU


Ascendi ad coelos, sedet ad dexteram Dei Patris Omnipotentis


MATEUS


Inde venturus judicare vivos et mortuos.


TOMÉ


In Spiritum Sanctum


TIAGO DE ALFEU


In Sanctam Eclesiam Catholicam, sanctorum communionem


SIMÃO ZELOTE DE CANANÉIA


In Remissionem Peccatorum


JUDAS TADEU – OU LEBEU


In carnis Ressurectionem


MATIAS


In vitam aeternam


Com o enunciado de cada apóstolo, Pedro teria previsto a necessidade de coordenar essa afirmação de fé e assim, o somatório dos artigos originou o credo muito proclamado entre nós católicos, no mundo inteiro:


"Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho Unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu e está sentado a direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém."


Embora os seus artigos sejam de origem bem antiga, acredita-se hoje que o credo apostólico só alcançou sua forma definitiva por volta do sexto século, quando são encontrados registros do seu emprego na liturgia oficial da igreja ocidental. De qualquer modo parece evidente sua conexão com outros credos antigos menores; como os seguintes:


"Creio em Deus Pai Todo-poderoso, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor. E no Espírito Santo, na santa Igreja, na ressurreição da carne. Creio em Deus Pai Todo-poderoso. E em Jesus Cristo seu único Filho nosso Senhor, que nasceu do Espírito Santo e da virgem Maria; concebido sob o poder de Pôncio Pilatos e sepultado; ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu e está sentado à mão direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. E no Espírito Santo; na santa Igreja; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo".






A formulação anterior do credo apostólico, o artigo referente sobre Jesus descer a “mansão dos mortos como hoje conhecemos, outrora era “desceu ao inferno”, e já vinha sendo questionada há vários anos. Ela causava dificuldade de compreensão e mal-entendidos. Na década de 1970, já houve tentativas de reformulá-lo. A palavra bíblica "Hades" até pode ser traduzida por inferno, mas a melhor tradução é de fato "mundo dos mortos". A mudança de sentido foi surgindo com o decorrer dos tempos.


Durante o período da Idade Média, em torno do ano 1000 d.C., foi surgindo à idéia de que no "mundo dos mortos" ou inferno havia dois tipos de lugares. O lugar para os que tinham sido bons e o lugar para os que tinham sido ruins. A idéia de inferno como o lugar dos condenados, afastados de Deus, foi se tornando mais forte na mente das pessoas. Na língua portuguesa, a palavra inferno se reduz apenas a este significado de lugar de condenação. Ou seja, aquilo que originariamente significava "mundo dos mortos", através da tradição humana e da tradução para o português, adquiriu o sentido de mundo dos condenados e definitivamente afastados de Deus.




Ao longo dos primeiros três séculos de Cristianismo quando se sucederam as perseguições, desde Nero a Diocleciano, os líderes cristãos adotaram o credo apostólico em seus cultos. Com a paz estabelecida aos cristãos e seus líderes, que findaram as perseguições, e com a tomada de Constantino ao Poder do Império Romano, dando total aval as atividades antes consideradas criminosas, a Igreja por fim conseguiu se estabelecer, cuja finalidade era ser a única, santa e católica (universal) no mundo todo onde Roma tinha seus domínios.


A origem do Credo Niceno se encontra na necessidade que houve da Igreja defendida por Constantino a doutrina apostólica da divindade de Cristo contra Ário, e da divindade do Espírito Santo contra os seguidores de Macedônio.


Convocou-se um concílio na cidade de Nicéia para maio e junho de 325. Duzentos e vinte bispos estavam presentes. O propósito do concílio era o de formular, sem possibilidade de falsas interpretações, o que as Escrituras ensinavam a respeito de Jesus Cristo. A pergunta era: Jesus é ou não é o verdadeiro Deus do verdadeiro Deus? Estaria Ário certo ao dizer que Jesus não é verdadeiramente Deus?





Apesar do brilhantismo dos teólogos arianos, os ortodoxos (que mantinham o ensino bíblico) não estavam ausentes e sem os seus auxiliares. Conta à história que Atanásio era um homem de pouca estatura. Mas como um estudioso da Bíblia, era um gigante. Desde o Concílio de Nicéia, por causa da sua defesa sólida da fé cristã, o dito que passou a acompanhá-lo foi "Atanásio contra o mundo".


Além, de Ario, apenas cinco outros se recusaram a assinar o documento elaborado em Nicéia. O Imperador Constantino os baniu, mas sem grande interesse político. O mesmo credo foi reafirmado no Concílio de Constantinopla, em 381, e foi oficialmente adotado com alguns acréscimos em 451, no Concílio de Calcedônia.


O credo Niceno não procura apresentar todos os artigos da fé cristã e apostólica outrora atribuída aos doze apóstolos, mas confessa e defende o que elas consideram verdades fundamentais da doutrina escriturística acerca do Cristianismo.


Assim sendo, temos o credo niceno. Aqui, apresento duas formas: uma estabelecida hoje pelo Conselho Mundial de Igrejas, e outra adotada pelo livro de concórdia, onde contém os escritos confessionais da Igreja Luterana:


Credo Niceno-Constantinopolitano
(versão Conselho Mundial de Igrejas)




Cremos em um só Deus, Pai, Onipotente,
Criador do céu e da terra,
E de todas as coisas visíveis e invisíveis.
E em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho unigênito de Deus,
Gerado do Pai antes de todos os tempos,
Luz de Luz,
Verdadeiro Deus de verdadeiro Deus,
Gerado, não feito,
Consubstancial com o Pai,
Por quem todas as coisas foram feitas,
O qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu,
E encarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria,
E foi feito homem.
Foi crucificado por nós sob o poder de Pôncio Pilatos,
Padeceu e foi sepultado.
E, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras,
E subiu ao céu,
E está sentado à mão direita do Pai,
E virá outra vez com glória a julgar os vivos e os mortos,
E o seu Reino não terá fim.
E cremos no Espírito Santo, Senhor, doador da vida,
Procedente do Pai.
O qual com o Pai e o Filho juntamente é adorado e glorificado,
O qual falou pelos profetas.
Cremos na Igreja una santa, católica e apostólica.
Reconhecemos um só batismo para a remissão dos pecados.
E esperamos a ressurreição dos mortos,
E a vida do mundo vindouro. Amém.

**********************************************************
Credo Niceno-Constantinopolitano
(versão Livro de Concórdia)




Creio em um só Deus, o Pai onipotente,
Criador do céu e da terra,
De todas as coisas, visíveis e invisíveis.
E em um só Senhor Jesus Cristo,
Filho unigênito de Deus
E nascido do Pai antes de todos os séculos,
Deus de Deus, Luz de Luz,
Verdadeiro Deus de verdadeiro Deus,
Gerado, não feito,
Consubstancial com o Pai,
Por quem foram feitas todas as coisas;
O qual, por nós homens e pela nossa salvação, desceu do céu,
E encarnou, pelo Espírito Santo, na Virgem Maria,
E se fez homem;
Foi crucificado em nosso favor sob o poder de Pôncio Pilatos;
Padeceu e foi sepultado;
E ao terceiro dia ressuscitou, segundo as Escrituras;
E subiu aos céus; está sentado à destra do Pai,
E virá pela segunda vez, em glória, para julgar os vivos e os mortos;
E seu reino não terá fim.
E no Espírito Santo, Senhor e vivificador,
O qual procede do Pai e do Filho;
Que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado;
Que falou pelos profetas.
E a igreja una santa, católica e apostólica.
Confesso um só batismo, para a remissão dos pecados,
E espero a ressurreição dos mortos
E a vida do século vindouro. Amém.


Os credos são extremamente importantes para os cristãos que vivem nesta atualidade, porque estes não são essencialmente diferentes dos nossos irmãos que viveram nos primeiros séculos da era cristã. Para os cristãos da era patrística, os credos foram absolutamente necessários para a definição teológica e para a vida cristã prática. A fé cristã possui raízes históricas, e os credos os ajudam a entendê-las. Para o cristão, o Credo Apostólico afirma sobre quem é Jesus Cristo. Ali se diz que ele nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, ressurgindo dos mortos ao terceiro dia.


Mas tudo isso tem fundamento histórico? Ou Eles são a afirmação de uma fé histórica? Se a redenção trazida por Cristo não é um fato histórico, como alguns teólogos contemporâneos chegaram afirmar, então os cristãos não são redimidos?


Se a fé cristã não tem raízes históricas, ela perde o seu fundamento. Uma fé sem essas raízes é cética. Portanto, os credos e confissões da igreja cristã sempre nos reportam às origens e ao desenvolvimento de toda a história do Cristianismo e de sua Igreja (que poderia ser única, se não fossem as nomenclaturas como bem a conhecemos, católicas e protestantes). Como já vimos anteriormente, primeiro vieram o credo dos apóstolos e herdeiros das mensagens edificantes de Cristo, dos discípulos que conviveram com Jesus de Nazaré, que resumiram suas expressões cada qual com um artigo. Posteriormente, o testemunho de seus mártires ao longo de três séculos de perseguições. E por fim, o credo definitivo que condensa o Poder único da verdadeira Igreja instituída e fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, como toda base no credo apostólico, através de seu representante na Terra, o Papa, sucessor legítimo de Pedro: A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.



____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...