Barrabás (Barabba) é um filme Ítalo- americano de 1961, do gênero drama épico-bíblico, dirigido por Richard Fleischer e estrelado por Anthony Quinn, Silvana Mangano, Vittorio Gassman, Jack Palance, e Ernest Borgnine.
A partir das escassas informações bíblicas sobre o personagem, o escritor sueco Pär Lagerkvist (*1891 - † 1974- na foto acima) concebeu uma obra de ficção na qual se baseia o filme, o que acabou se tornando um Best Seller, publicado em mais de dez idiomas. Por sua obra, o escritor recebeu o Prêmio Nobel de 1950.
Barrabás é um personagem misterioso, citado breve e exclusivamente no Novo Testamento, no contexto do julgamento de Jesus. Ele seria um criminoso condenado à morte pela justiça romana, que acaba libertado por vontade do povo judeu, posto a escolher entre ele e o Nazareno.
Tanto a obra literária de Lagerkvist quanto a versão cinematográfica (aliás, a segunda, pois também existe um filme homônimo baseado na mesma obra produzida em 1953, na Suécia) expressa com, bastante precisão a atitude do personagem diante dos mistérios da vida e da morte.
Por força disso, Barrabás quase se torna cristão e é nesse estado que ele interpreta o incêndio de Roma, ocorrido no reinado de Nero, como um prenúncio do advento de uma nova era, prometida pelo Cristo.
Falado em inglês, o filme foi concebido como um grande épico e rodado em locações em Cinecittà, onde foi recriada uma arena romana, sob a supervisão do produtor Dino De Laurentiis (*1919 - † 2010), baseado no romance de Pär Lagerkvist's. Foi a segunda versão cinematográfica do livro, anteriormente filmado em 1953, na Suécia.
O evangelho do amor não tinha nenhum significado para este ladrão e assassino liberto, pois apesar de suas dúvidas, considerava ignóbil, servil, fantástica a fé dos seguidores de Cristo. Não obstante, se sente perseguido pela lembrança da Cruz e daquele que morreu em seu lugar nela. O filme Barrabás é um extraordinário estudo de crença, ceticismo, e fé, centralizado num personagem de interesse universal – o criminoso que assistiu ao nascimento do Cristianismo, e sem saber, deu testemunho do poder do Cristo sobre o seu próprio espírito rebelde.
ASSISTA AO
FILME AQUI, ATRAVÉS DO SITE GLÓRIA TV
LEGENDADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário